A Importância do Centro de Distribuição para a Logística

Entenda como um Centro de Distribuição otimizado e eficiente traz benefícios para você, cliente da Kieling!

Para tornar os processos logísticos eficazes é necessário olhar além e trazer recursos que colaborem para cada etapa dessa estratégia. Um Centro de Distribuição otimizado é uma das soluções que a Kieling oferece, e que faz toda a diferença para o seu negócio. Você sabe como ele funciona? Já adiantamos que é muito mais que um simples galpão de armazenamento! Neste texto nós explicamos todos os benefícios que você tem ao usar um CD excelente como o da Kieling. Continue com a gente:

O que é um Centro de Distribuição?

Na prática o Centro de Distribuição, ou CD pela sigla, é um espaço de armazenamento organizado para as mercadorias. A relevância dele se dá pelo fato de que essa organização serve, justamente, para facilitar quaisquer outras operações que venham depois da etapa de armazenamento, e que contribuem para um ciclo logístico eficaz. Como:

  1. Conferência dos produtos
  2. Separação de pedidos
  3. Montagem de Kits e embalagens
  4. Maior agilidade na expedição dos produtos para envio aos clientes
  5. Facilitar e assegurar a exatidão da auditoria de estoque
  6. A definição da entrega de acordo com a necessidade de tempo

Os CDs da Kieling estão na nossa sede de Porto Alegre e de São Paulo, pensando tanto na disposição de itens quanto nas rotas mais utilizadas para o transporte dos mesmos. Já que estas capitais possuem um grande fluxo de vendas e pedidos!

A Importância do Centro de Distribuição nas operações Logísticas

O conceito que torna o Centro de Distribuição uma ferramenta tão relevante dentro da gestão das atividades é a de que cada pequeno ganho contribui para um resultado final definitivo. A Kieling trabalha com o objetivo de harmonizar as operações, levando em conta materiais que devem sair ou chegar em seguida, assim como os requisitos dos fornecedores e clientes.

É possível, inclusive, montar esquemas de estruturação dentro do CD que priorizem benefícios específicos. Cabe à empresa responsável decidir de forma estratégica qual o foco do momento. Alguns exemplos bem comuns são:

  • Redução de custos:
    Em um CD com processos alinhados, é possível acertar valores melhores com os fornecedores. Pois o espaço armazena adequadamente uma grande quantidade de material. Da mesma forma, também poderá reduzir o valor do frete, já que não será necessário utilizar uma carga fracionada nem comprar com recorrência.
  • Estoque ao seu alcance:
    A agilidade das operações também é atingida diretamente, e de forma positiva, com um Centro de Distribuição em pleno funcionamento. Isso possibilita que as mercadorias estejam sempre ao alcance dos clientes. Sendo entregues da maneira mais rápida possível tanto por otimizarem os serviços da equipe, quanto pela disposição física dos itens.
  • Tecnologia Logística para criar possibilidades:
    Alta tecnologia e Logística sempre andaram juntas para criar soluções cada vez mais adequadas e específicas. As Lojas Renner, por exemplo, selecionaram CDs que, além de armazenarem produtos, têm um espaço adequado e as ferramentas necessárias para estampar as camisetas da marca. Tornando todo o processo muito mais eficiente, como descreve a reportagem da Exame. Esse novo modelo suprirá uma necessidade muito importante da loja: a reposição do estoque para as peças mais requisitadas.

O seu negócio precisa de uma Logística integrada à empresa. Com entendimento pleno das suas operações, além de muita experiência e conhecimento na área para usar o CD a seu favor. A Kieling tem a Logística por Inteiro que você quer ao seu lado para potencializar as ações internas.

Entre em contato conosco para explicarmos toda a competência em cada serviço da Força K.

Kieling, Logística por inteiro.

Logística que faz a diferença

Eficácia no planejamento, rastreamento da carga e centralização de estoques.